A campanha de vacinação contra a Covid-19 completa um ano em Jequié. No dia 20 de janeiro de 2021, as primeiras doses chegavam à cidade, trazendo esperança de dias melhores e a técnica de enfermagem Maria dos Anjos, foi a primeira pessoa vacinada, dando início à campanha de vacinação no município. Na ocasião, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, escolheu a profissional de saúde, que representou todos os demais profissionais de saúde, que atuam na linha de frente contra o Coronavírus, em Jequié.
Durante todo esse período, diversas estratégias foram colocadas em execução, associadas aos protocolos sanitários determinados pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde, que auxiliaram na agilização da vacinação, propiciando resultados exitosos, contando com o esforço e a dedicação dos profissionais e trabalhadores da Secretaria de Saúde, que além de atuar nos postos de vacinação, também trabalharam nas ações preventivas, com a fiscalização sanitária, o monitoramento epidemiológico, prestando orientações de saúde à população, realizando a testagem de pacientes e, assim desenvolvendo de forma técnica e em acordo com as notas científicas, a campanha de vacinação contra a Covid-19.
Desde então, a campanha vem acontecendo, com a emissão dos boletins epidemiológicos diários, com o serviço de apoio do Disque Covid e, de forma mais objetiva, com os pontos fixos de vacinação, além de ações itinerantes e, incluindo, noturnas. E agora, com a nova etapa, com a imunização infantil. A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Sáude, já aplicou mais de 268 mil doses da vacina anticovid, tendo sido vacinados 127 mil jequieenses, destes, cerca de 11.400 crianças e adolescentes, até esta quarta-feira, 19, totalizando 81,7% da população e a porcentagem de pessoas vacinadas com as duas doses é de 72,5%, sendo que 7 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso.
“Iniciamos a campanha de vacinação contra a Covid, cheios de esperança. Momento único para a maioria de nós, uma vez que estávamos ansiosos pela chegada de um imunizante que ajudasse no combate à pandemia. Hoje, podemos afirmar que a nossa campanha de imunização é muito eficiente, graças a dedicação de nossos profissionais de saúde, aos quais deixo aqui toda minha gratidão e reconhecimento. Reitero que a Prefeitura, através das ações da Secretaria de Saúde, se esforça, a cada dia, no combate à Covid-19 e tenho certeza de que vamos vencer.”, disse a secretária de Saúde, Polliana Leandro.
Para o prefeito de Jequié, Zé Cocá, o sucesso da vacinação se deu em função do empenho dos profissionais e trabalhadores da Saúde e graças à parte da população, que seguiu à risca e manteve nos meses seguintes, os protocolos preventivos.
“Reconhecidamente que a vacina é a grande responsável pela queda no número de óbitos e no número de ocupação de UTI, na cidade. E, graças a Deus, pudemos contar com a eficiência dos profissionais da Saúde, que vêm executando todas as estratégias e vêm fazendo um grande trabalho, de forma técnica e em consonância com os órgãos de saúde, resultando nessa porcentagem de 268 mil doses aplicadas e cerca de 127 mil pessoas já vacinadas, o que demonstra a nossa responsabilidade de, conforme a ciência, adotar o procedimento que melhor tem ajudado a combater a pandemia com todas as ondas e cepas que se apresentaram. O meu sentimento é de gratidão e peço a Deus para que continue nos dando sabedoria e discernimento para seguirmos cuidando da cidade e da nossa população”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.