O Reino Unido registrou nesta quarta-feira mais de 40ºC pela primeira vez em sua História, em meio à onda de calor extremo na Europa.
O Met Office, o serviço nacional de meteorologia, emitiu um alerta de calor extremo para boa parte da Inglaterra, incluindo o Norte e o Sudeste — um alerta de que há, inclusive, possíveis riscos para vida. Na Escócia, outra província britânica, o calor também deverá ser sem precedentes, um dia após o País de Gales bater o mesmo marco.
Os 40,2ºC foram registrados em Heathrow, onde fica o aeroporto londrino, ao 12h50 (8h50, hora do Brasil). Antes desta quarta, o recorde era de julho de 2019, quando os termômetros marcaram 38,7ºC na cidade de Cambridge.
“Se confirmada, esta será a temperatura mais alta já registrada no Reino Unido”, disse o Met Office, em um tuíte, referindo-se ao processo padrão para conferir a veracidade das marcações. “As temperaturas provavelmente subirão ainda mais hoje.”
O marco de 2019 já havia sido ultrapassado um pouco antes de meio-dia no Reino Unido, quando a temperatura chegou a 39,1ºC em Charlwood, no Surrey, Sudoeste inglês. Ao menos outras quatro cidades também registraram temperaturas acima do recorde prévio, segundo o Met Office.