Os atores do Comitê Gestor Territorial (CGT) da atividade cacaueira participaram de uma reunião extraordinária, na Secretaria de Agricultura de Jequié, no dia 03/12/21, para tratar da implantação de unidade demonstrativa de cacau de alta produtividade para os municípios integrantes do PAT – Plano de Ação Territorial (Jequié, Jitaúna e Ipiaú).
Após ampla discussão sobre a implantação das unidades demonstrativas nos três municípios, objeto de demanda da reunião virtual do CGT ocorrida em 21.09.21, os participantes da reunião chegaram ao seguinte consenso: elaborar módulos distintos com 01 hectare, a saber: a) Jequié – área em produção (trabalhar com custeio); Jitaúna – área em produção (trabalhar com investimento e custeio); e Ipiaú em área para implantação (investimento).
Eduardo Rodrigues: Falou da importância do PAT/Prodeter para o desenvolvimento socioeconômico do território. “O modelo de projeto de Jequié poderá ser estendido para outros territórios. Agora mesmo estamos discutindo com a Superintendência do BNB apoio ao projeto de Citricultura, na região de Alagoinhas”, informou.
José Claudemiro: Disse que os representantes das associações do município de Jequié foram consultados sobre suas prioridades. “No primeiro momento, a demanda foi pela recuperação das estradas. Assumimos esse compromisso, e estamos recuperando as estradas vicinais do município. Agora o nosso foco são as demandas de crédito para as diversas cadeias produtivas, e dar suporte também ao Prodeter”, finalizou.
Edson Járade: Informou que tem produtores no município de Jequié que produziam 27@ ha/ano em 2019, saltando para 150@ ha/ano em 2020, isso é fantástico. “O Prodeter está viabilizando mudança de vida das pessoas, com aumento de produtividade. Estamos fazendo muitas capacitações (poda, enxertia, polinização forçada)”. Acrescentou ainda que, com o advento da aprovação do zoneamento do cacau para o município de Jequié, a inclusão de novos produtores no projeto é perfeitamente possível.
Murilo Fernandes: Informou sobre a atuação do Banco na jurisdição. A respeito do zoneamento do cacau, afirmou: “O zoneamento foi uma conquista para os produtores de Jequié. Estamos divulgando o programa, ensejando injeção de recursos na economia local”. Acrescentou ainda que o Banco flexibilizou as contratações do Agro Mais, que passou a ser na própria unidade, contribuindo para antecipação do atingimento da meta.
Antônio Rodrigues: Enalteceu o apoio da SEAGRI, enfatizando a importância das unidades demonstrativas para o território. “Esta será mais uma forma de disseminar a tecnologia de cacau de alta produtividade para os produtores do Plano de Ação Territorial (PAT), como também para os demais produtores da atividade cacaueira”.
Participantes da reunião: Eduardo Rodrigues – diretor de agro investimento da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri); Poleandro Santos – secretário de agricultura do município de Ipiaú; José Claudemiro Passos Brandão – secretário de agricultura do município de Jequié; Edvaldo Peixoto Filho – secretário de agricultura do município de Jitaúna; Edson Járade Santos Miranda – chefe do escritório local da CEPLAC; Murilo de Almeida Meneses – diretor de agricultura de Jequié; Murilo Fernandes Cardoso – gerente geral do BNB Jequié; e Antônio Rodrigues dos Santos – Agente de Desenvolvimento do BNB.