Após as chuvas torrenciais que assolaram cidades no Médio Território Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá, o governador da Bahia, Rui Costa, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e do senador Jaques Wagner, estiveram, na tarde desta quarta-feira, 29, com o prefeito de Jequié, Zé Cocá e visitaram diversas localidades atingidas pelas enchentes. Estiveram acompanhando a vice-prefeita e secretária de Saúde, Polliana Leandro; o secretário de Governo, Hassan Iossef; a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; Eliezer Pereira Filho, o Fiim; o vereador Emanoel Campos Silva, o Tinho de Waldeck, presidente da Câmara Municipal; Daubti Rocha Guimarães, o Colorido; Joaquim Caires; Josiel Cavalcante, o Ziel.
O governador Rui Costa pousou de helicóptero no aeródromo Vicente Grilo e seguiu de carro indo em direção à Avenida César Borges, margeando o leito do Rio Jequiezinho, seguindo até o Pompílio Sampaio, até onde fica localizada a ponte de acesso que liga o bairro ao São José, que segue interditada, e onde os estragos ainda são muito aparentes. O prefeito de Jequié, Zé Cocá, caminhou com o governador pelas vias do Residencial Vida Jequié e Beira Rio, no bairro Curral Novo e na Avenida Nazaré e localidade da Manga de Elza, na Caixa D’Água, pontos críticos durante as enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas. Durante o trajeto, o prefeito e o governador conversaram com moradores e ouviram as principais demandas existentes para a recuperação desses locais.
“Com o alto índice de chuvas, que saturou o solo, tivemos vários pontos de alagamentos, enchentes e cheias dos rios. Em alguns lugares a água levou tudo que as pessoas tinham e até o momento, temos 295 pessoas desabrigadas e 2.114 pessoas desalojadas. E graças a Deus, a ação de apoio e socorro foi bem rápida, colocamos as máquinas na rua, colocamos nossos servidores para prestar apoio e suporte, contando com o trabalho do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Guarda Municipal, dos agentes da Superintendência Municipal de Trânsito. Agora precisamos de ajuda para recomeçarmos, juntamente com o Governo do Estado e com o Governo Federal, realizando as obras de recuperação estruturante.”, afirmou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.
Entre os vários temas abordados, o governador falou sobre o planejamento de reconstrução das cidades atingidas. “Nós vamos ter, em cada município, que ir elegendo as prioridades, porque se esse conjunto de infraestrutura levou, às vezes, 50 anos para ser construído e a água levou tudo de uma vez, não vai ser em três meses, seis meses, que nós vamos reconstruir tudo. Tenho conversado com os prefeitos para estabelecer as prioridades urbanas e rurais e espero que cada um faça sua parte para que, nos próximos dias, semanas e meses, a ajuda chegue, porque aqui moram 15 milhões de brasileiros, iniciando pelas estradas federais e sem elas dificulta a chegada de equipamentos, de logística e de ajuda humanitária.”, disse o governador, Rui Costa.