A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, mesmo com o alto volume de chuvas registradas nos últimos dias, no sul da Bahia, em especial na região da Bacia do Rio de Contas, o reservatório da Usina Hidrelétrica da Pedra que opera em condições seguras e de acordo com o que preconiza a Lei de Segurança de Barragens.
O reservatório da Pedra está com 78% de sua capacidade de armazenamento e a Chesf vem fazendo o controle do fluxo de água, liberando menos água do que chega ao reservatório, obedecendo às regras operativas vigentes, com o objetivo de preservar a segurança da barragem e minimizar impactos para a população ribeirinha.
Hoje, dia 28 de dezembro de 2021, está prevista uma afluência média diária da ordem de 1.350 m3/s, e a defluência média diária será mantida no valor de 800 m3/s (a vazão de restrição do Vale é de 800 m3/s).
A Chesf ressalta que a situação hidrológica vem sendo monitorada diuturnamente, que trabalha permanentemente na ampla divulgação de informações por meio de comunicados, cartas-circulares, boletins hidrológicos, e que vem participando de reuniões com a Defesa Civil do Estado da Bahia e Ministério de Desenvolvimento Regional, dentre outras entidades. Alerta, ainda, sobre a necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.