Várias pessoas estão desabrigadas em Jequié, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade desde a tarde de sábado, 25 de dezembro. A prefeitura do município estima que ao menos 30 casas desabaram podendo chegar ao número de 300 desabrigados. Colégios municipais e equipamentos estaduais foram disponibilizadas para acolher as pessoas, e receber doações de roupas, cobertores, colchões, água e alimentos.
Das 04 pontes que ligam a área central ao bairro Jequiezinho, até a noite de ontem 3 estavam interditadas de forma preventiva por oferecer risco de desabamento, e após minuciosa avaliação técnica foram liberadas para o trafego de carros e pedestres.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco – (CHESF), informou que está prevista uma afluência de 1.800m3/s. A defluência será gradativamente elevada para 800 m3/s, perfazendo uma defluência média diária de 670 m3/s.
Situação que ocasionou alagamento em várias localidades da cidade, inclusive nas comunidades ribeirinhas.
Desde sábado moradores de diversos bairros estão mobilizados ajudando a retirar quem está em condição de risco, e também arrecadando donativos.
O prefeito de Jequié e presidente da UPB, Zé Cocá, em entrevista ao Jequié News, estima que o prejuízo pode chegar a R$ 30 milhões de reais.
O governador Rui Costa, deverá sobrevoar a cidade e se se reunir com autoridades do município ainda no início da semana.