A cantora Bebel Gilberto pediu desculpas e classificou como ‘ato impensado’ o gesto de pisar na bandeira do Brasil durante show realizado neste sábado, 23, nos Estados Unidos.
A cena viralizou nas redes sociais com críticas à artista. O ex-secretário de cultura do governo Bolsonaro, Mário Frias, usou as imagens para dizer que Bebel não teria ”amor pela própria pátria”.
Em sua publicação, a cantora compartilhou o vídeo completo e afirmou que o recorte usado por Frias teve a intenção de manipular a informação para incitar a “base de fanáticos” que o segue.
Nas imagens, a cantora se desculpa ainda no palco pelo gesto. No pedido de desculpas em sua rede social, Bebel Gilberto ainda acrescentou que sambar sobre a bandeira foi um ato impensado. “Se tivesse tido tempo de raciocinar teria me ocorrido que eu estava entregando de presente para a extrema-direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo”, escreveu a cantora.
De acordo com a Lei 5.700, de 1971, o ato da cantora poderia ser considerado uma contravenção passível de multa, mas não de prisão. Já o Decreto Lei 898, de 1969, prevê de 2 a 4 anos de detenção.